Inscrições

Emerj promove curso sobre prisão e medidas cautelares em convênio com a ENM

Entre os dias 1º e 4 deste mês, a Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj) promoveu o curso “Prisão, Liberdade Provisória e Medidas Cautelares Diversas”, por meio de um convênio com a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB. A capacitação aconteceu no Rio de Janeiro.

Para o desembargador Alcides da Fonseca Neto, coordenador da ENM e do curso, o resultado foi exitoso, por se tratar de um tema atual. “Os juízes saem daqui com um instrumental que possibilitará um melhor desempenho de suas funções. Este curso é extremamente importante, porque lida com as medidas cautelares. É o assunto do momento no país. Hoje o que mais se faz no Brasil, na área penal e processual penal, é discutir se as medidas estão corretas”, afirmou.

Durante a capacitação, os alunos puderam validar e aplicar o instrumental das medidas cautelares diversas em substituição às cautelares comuns. Além disso, o curso os tornou capazes de estabelecer com clareza a aplicação ou não da prisão preventiva, e de manejar outras espécies de cautelares que a lei põe à sua disposição.

O juiz mineiro Willys Vilas Boas, que participou devido ao convênio da ENM com a Emerj, elogiou a iniciativa da escola. “O curso foi ótimo. É uma grande inovação da ENM, proporcioná-lo aos juízes de outros estados. Os professores foram muito competentes e tivemos a chance de atualizar muito a matéria de prisões e Direito Penal. Foi maravilhoso”, destacou.

O curso contou com a participação de 48 magistrados. Nele, foram discutidos temas como presunção de inocência, prisões cautelares, prisão em flagrante, liberdade provisória, entre outros.

AMB com informações da Ascom/Emerj

ENM-AMB discutem novas diretrizes para 2018

Saiba Mais

ENM marca presença em encontro de diretores da Enfam

Saiba Mais

Dirigentes da ENM participam de seminário sobre Ativismo Judicial no STJ

Saiba Mais

Emerj promove curso sobre prisão e medidas cautelares em convênio com a ENM

Saiba Mais