Inscrições

Jurisdição e Psicanálise é tema de curso da ENM

Foi encerrado nesta sexta-feira (27) o curso de Jurisdição e Psicanálise, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, em parceria com o Núcleo de Psicanálise da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foram três dias de aulas em Búzios, litoral carioca. Os magistrados debateram o exercício da atividade jurisdicional sob a inflexão da psicanálise e assistiram a palestras ministradas por um grupo multidisciplinar, composto por psicanalistas, advogados e magistrados.

Nesta sexta-feira 27, o professor da UFPR e advogado Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e o psicanalista Agostinho Ramalho falaram, respectivamente, sobre prisão cautelar e segregação e pena e culpa. “Discutir mal-estar e segregação e o papel do juiz neste cenário de violência e corrupção é uma oportunidade ímpar oferecida neste curso”, afirmou o diretor-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto.

A psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana. Essencialmente, é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia que influenciou diversas correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

O curso terá nova edição em 2016, entre os dias 23 e 25 de novembro, em Florianópolis (SC). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

AMB participa de solenidade em homenagem a Toffoli, no Espírito Santo

Saiba Mais

Diretor-presidente da ENM prestigia lançamento do projeto “Penas Inteligentes”

Saiba Mais

ENM conclui curso sobre Falência e Recuperação de Empresas no Ceará

Saiba Mais

Anteprojeto de lei e centros de excelência pautam primeira reunião da Enfam sob presidência do ministro Herman Benjamin

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU