Inscrições

Gestão orçamentária em discussão

Magistrados de todo o Brasil participaram, nesta quinta-feira (3), do primeiro dia do curso de gestão orçamentária dos Tribunais – módulo avançado, em Brasília. Este módulo do curso é dedicado aos aspectos práticos da execução orçamentária. A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, já havia oferecido um curso introdutório sobre o assunto em 2015.

“Cada vez mais estamos percebendo a necessidade de entender de elaboração e execução do orçamento . Precisamos de novas idéias para sugerir aos gestores dos tribunais visando a melhorar nossas condições de trabalho. Para isso, essencial adquirir esse conhecimento que não é exclusivamente jurídico ”, disse a juíza Mônica De Lucca, assessora especial da ENM.

Mônica é coordenadora da capacitação, juntamente com a magistrada baiana Ana Karena Nobre. “Este módulo surgiu de uma conversa minha com a Mônica. Chegamos à conclusão de que faltava um complemento prático, porque nossa linguagem jurídica não nos capacita a entender tantas regras numéricas. Vamos aprender como aplicar os fundamentos da lei orçamentária e esta parte vai consolidar aquilo que absorvemos no primeiro módulo”, destacou Ana Karena, que integra o comitê gestor do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

O professor do curso, o auditor federal e de controle interno do Tribunal de Contas da União Laércio Mendes explicou aos magistrados a dinâmica das aulas. Serão, ao todo, 16 horas de conteúdo, sendo que os trabalhos continuam nesta sexta-feira (4). “Vamos retomar um pouco a parte teórica e partir para alguns exercícios. Quero trazer vários aspectos da prática da gestão orçamentária”, explicou Laércio.

Para a juíza paraibana Aparecia Gadelha, que é tesoureira da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), o curso traz um conhecimento fundamental à sua rotina de trabalho. “Tem sido fabuloso. O juiz precisa conversar com várias instituições e saber dialogar de maneira igualitária. O curso nos dá este suporte”, avaliou.

Inscrições para o curso de Direito Penal e Processual Penal são prorrogadas

Saiba Mais

Livro reúne palestras do seminário "Superior Tribunal de Justiça e Corte de Cassação Francesa: A Arbitragem na Visão Comparada"

Saiba Mais

Escola Nacional da Magistratura define programação de curso em San Diego

Saiba Mais

ENM lança Guia de Cursos 2019 em versão digital

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU