Inscrições

Curso de técnicas de investigação da ENM é realizado na Bahia

Temas que envolvem o trabalho policial e judicial em crimes foram abordados no curso Técnicas de Investigação, que aconteceu em Salvador, na Bahia. A capacitação durou dois dias – 5 e 6 de maio – e foi promovida pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, com apoio da Escola de Magistrados da Bahia (Emab).

“O curso foi extremamente proveitoso e atingiu o objetivo de dotar os magistrados de conhecimentos técnicos suficientes ao exame de investigações policiais, interceptações telefônicas e telemática e exames periciais, o que viabiliza uma postura mais consciente em face da prova obtida por esses meios. Os cursistas também fizeram avaliação positiva, inclusive manifestando desejo de aprofundamento na temática, com a realização de um módulo avançado”, disse a coordenadora da capacitação, a juíza Maria Aparecida Gadelha.

Na quinta-feira, 5, o professor Alessandro Gonçalves Barreto, delegado de polícia no Piauí, falou sobre inteligência policial X investigação policial; Lei de Acesso à Informação X atividade de inteligência X determinação judicial e procedimento na classificação dessa determinação; novos aplicativos e efetividade da decisão judicial (cooperação jurídica internacional x marco civil da internet); exclusão de conteúdo X pornografia de vingança X preservação da evidência em provedores de conexão e de aplicação de internet; segurança de recursos humanos e segurança da documentação e do material e vulnerabilidades do magistrado; inteligência e mídias sociais na internet; sistemas tecnológicos, bases de dados e fontes de obtenção de informação, e inteligência com base em fontes abertas.

Na sexta, 6, a aula foi do professor da Universidade de Brasília (UnB) Malthus Fonseca Galvão, que é perito médico legista. Galvão abordou temas como criminalística; local de crime; exame de local; exame complementar; reprodução simulada; documentoscopia; identificação veicular; computação forense; perícia de áudio e imagens; balística forense; papiloscopia; perícias médico legais e odonto legais; perícias do laboratório forense; toxicologia forense; química forense; biologia forense; engenharia forense, e estudo de casos.

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais

Prorrogadas as inscrições para Seminário sobre Direito Militar na Grécia

Saiba Mais

ENM promove curso sobre Sistema Concursal Brasileiro

Saiba Mais

AMB participa do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU