Inscrições

Curso em Direito Processual Eletrônico valoriza teoria e segurança na internet

Terminou na tarde desta sexta-feira (10) o curso de Direito Processual Eletrônico, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB. Foram dois dias de aulas com capacitações sobre Assinatura e Documento Eletrônico e Inteligência Artificial, e Alterações Introduzidas no Código de Processo Civil, entre outros temas. A novidade do cronograma ficou por conta do tema Modelos de Confiança para Segurança em Informática, além de atividades práticas em grupo.

“O objetivo não é aprender ou desenvolver a habilidade dos magistrados para operar o Processo Judiciário Eletrônico (PJE), até porque o processo funciona como uma espécie de rede social, é totalmente intuitivo”, destacou o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Geral (TRT-MG) e coordenador do curso, Pepe Chaves.

O magistrado explicou que o objetivo do curso é pensar a racionalidade jurídica que envolve o processo eletrônico. Ele também lembrou que o PJE conecta os autos ao mundo, enquanto o processo tradicional, o de papel, é desplugado.  “Não podemos ignorar a internet. Então vamos trazê-la para dentro do processo e beneficiar a inteligência coletiva na rede”, reforçou.

Para o assessor especial da ENM e participante do curso, juiz Ricardo Alberto Pereira, um dos grandes benefícios dos dias de atividades envolve a familiarização do magistrado a conceitos técnicos e suas aplicações dentro da forma do Direito.

O curso, que já existe há cinco anos, também valoriza o ponto vista teórico, como Teoria Geral, Comentários à Lei do Processo Eletrônico, e Modelos de Confiança para Segurança em Informática.

Inscrições para o curso de Direito Penal e Processual Penal são prorrogadas

Saiba Mais

Livro reúne palestras do seminário "Superior Tribunal de Justiça e Corte de Cassação Francesa: A Arbitragem na Visão Comparada"

Saiba Mais

Escola Nacional da Magistratura define programação de curso em San Diego

Saiba Mais

ENM lança Guia de Cursos 2019 em versão digital

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU