Inscrições

ENM conclui curso de mediação

A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, deu um passo importante no sentido de permitir o desenvolvimento de técnicas para a solução de conflitos sem a necessidade do uso da via judicial. Com isso, contribuiu para desafogar o Poder Judiciário. Essa foi a avaliação do diretor-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto, ao final do Curso Básico de Mediação para Magistrados Aposentados, promovido pela escola de 15 a 19 de agosto.

“Sabemos que, muitas vezes, o problema raiz não é aquele deduzido por meio do processo civil tradicional. Por isso, estes instrumentos para solução alternativa de conflitos são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirmou o diretor-presidente da ENM.

Os participantes chegaram ao fim da capacitação satisfeitos com os resultados. A juíza Luciana Sorrentino, assistente da segunda vice-presidência e coordenadora do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), considerou importante a oportunidade de aprofundar conhecimentos. “Como magistrados, nós não temos conhecimento das técnicas de comunicação. Então, como gestora, quero conhecer mais dessas técnicas para aplicar melhor e para desenvolver mais o atendimento do tribunal na mediação e conciliação”, disse a magistrada.

Para o juiz aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo, que atua como notário registrador na capital fluminense, a qualificação dos instrutores e o conteúdo programático foram excelentes. “O curso atendeu de forma magistral as minhas expectativas. Pude compreender com muito mais refinamento, com muito mais detalhamento, não apenas a construção teórica dos temas relacionados à mediação mas nomeadamente o espírito que deve iluminar a cultura da mediação”, avaliou.

O curso foi composto por embasamento teórico e oficinas sobre o tema. Os instrutores foram a juíza aposentada do TJDFT Eutália Maciel Coutinho, que atua como mediadora, e o servidor do TJDFT Umberto Suassuna Filho. A coordenação foi do diretor-adjunto da Justiça Estadual da ENM, Celso Luiz Limongi.

 Málcia Afonso

ENM conclui curso sobre Falência e Recuperação de Empresas no Ceará

Saiba Mais

Anteprojeto de lei e centros de excelência pautam primeira reunião da Enfam sob presidência do ministro Herman Benjamin

Saiba Mais

No Ceará, curso decorrente de parceria ESMEC/ENM aborda o tema “Falência e Recuperação de Empresas”

Saiba Mais

Diretor da ENM vai falar sobre Direito e Literatura em palestra na capital mineira

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU