Inscrições

ENM conclui curso de mediação

A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, deu um passo importante no sentido de permitir o desenvolvimento de técnicas para a solução de conflitos sem a necessidade do uso da via judicial. Com isso, contribuiu para desafogar o Poder Judiciário. Essa foi a avaliação do diretor-presidente da ENM, Cláudio dell’Orto, ao final do Curso Básico de Mediação para Magistrados Aposentados, promovido pela escola de 15 a 19 de agosto.

“Sabemos que, muitas vezes, o problema raiz não é aquele deduzido por meio do processo civil tradicional. Por isso, estes instrumentos para solução alternativa de conflitos são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirmou o diretor-presidente da ENM.

Os participantes chegaram ao fim da capacitação satisfeitos com os resultados. A juíza Luciana Sorrentino, assistente da segunda vice-presidência e coordenadora do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), considerou importante a oportunidade de aprofundar conhecimentos. “Como magistrados, nós não temos conhecimento das técnicas de comunicação. Então, como gestora, quero conhecer mais dessas técnicas para aplicar melhor e para desenvolver mais o atendimento do tribunal na mediação e conciliação”, disse a magistrada.

Para o juiz aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo, que atua como notário registrador na capital fluminense, a qualificação dos instrutores e o conteúdo programático foram excelentes. “O curso atendeu de forma magistral as minhas expectativas. Pude compreender com muito mais refinamento, com muito mais detalhamento, não apenas a construção teórica dos temas relacionados à mediação mas nomeadamente o espírito que deve iluminar a cultura da mediação”, avaliou.

O curso foi composto por embasamento teórico e oficinas sobre o tema. Os instrutores foram a juíza aposentada do TJDFT Eutália Maciel Coutinho, que atua como mediadora, e o servidor do TJDFT Umberto Suassuna Filho. A coordenação foi do diretor-adjunto da Justiça Estadual da ENM, Celso Luiz Limongi.

 Málcia Afonso

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais

Prorrogadas as inscrições para Seminário sobre Direito Militar na Grécia

Saiba Mais

ENM promove curso sobre Sistema Concursal Brasileiro

Saiba Mais

AMB participa do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU