Inscrições

AMB participa de lançamento de projeto para combater a violência na escola

A vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber, participou nesta quinta-feira (25) do lançamento do programa Previne – Prevenção da Violência nas Escolas, em Petrolina (PE). A iniciativa, do juiz titular da Vara da Infância e Juventude do município, Marcos Franco Bacelar, tem por objetivo combater a violência nas escolas públicas.

Na cerimônia, que antecedeu o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola, Nartir Weber anunciou que levará o programa à AMB, para que seja disseminado pela associação em todo o País. “Que possamos levar esse tipo de ensinamento e de acolhimento a outros estados, no sentido de contribuir para uma sociedade mais justa. O juiz não pode estar restrito ao gabinete. É preciso que haja humanidade”, disse a vice-presidente de Integração.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior, elogiou a iniciativa da vice-presidente da AMB. “O projeto do juiz Marcos Franco Bacelar deve ser disseminado, para integrar crianças e adolescentes em situação de risco no ambiente social, trazê-los para a educação, para a vida”, afirmou o desembargador.

O autor do projeto agradeceu o reconhecimento da AMB. “Temos um trabalho semelhante à AMB em relação à promoção dos direitos e obrigações da criança e do adolescente, principalmente dentro do ambiente escolar”, disse o juiz, referindo-se à Cartilha Cidadania e Justiça na Escola, também lançada nesta quinta-feira, em Petrolina. “O Previne, para nós, representa a concretude do princípio constitucional da proteção das crianças e adolescentes”, destacou Marcos Franco Bacelar.

Também participaram da solenidade o diretor financeiro da Amepe, Neemias de Moura Tenório; o diretor financeiro adjunto da Amepe, José Claudionor da Silva Filho; o juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento, titular da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro (BA); a defensora pública Carolina Izidoro do Nascimento, de Petrolina; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Petrolina, Alexandre Jorge Torres Silva; e a representante da equipe de Direitos Humanos da Gerência Regional de Ensino (GRE) em Petrolina, Diana Batista, além de autoridades locais.

Previne

O projeto é uma parceria da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Polícia Militar (Patrulha Escolar), governo do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública.

Os parceiros irão capacitar estudantes de direito e de psicologia, para que possam, a partir de técnicas de solução amigável, promover a mediação de conflitos no ambiente escolar, por meio de comitês, com a participação de representantes das unidades de ensino, dos grêmios estudantis e dos pais.

O foco inicial são os alunos das 45 escolas da rede estadual, por serem as que concentram os alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental.

Málcia Afonso

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais

Prorrogadas as inscrições para Seminário sobre Direito Militar na Grécia

Saiba Mais

ENM promove curso sobre Sistema Concursal Brasileiro

Saiba Mais

AMB participa do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU