Inscrições

AMB participa de lançamento de projeto para combater a violência na escola

A vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber, participou nesta quinta-feira (25) do lançamento do programa Previne – Prevenção da Violência nas Escolas, em Petrolina (PE). A iniciativa, do juiz titular da Vara da Infância e Juventude do município, Marcos Franco Bacelar, tem por objetivo combater a violência nas escolas públicas.

Na cerimônia, que antecedeu o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola, Nartir Weber anunciou que levará o programa à AMB, para que seja disseminado pela associação em todo o País. “Que possamos levar esse tipo de ensinamento e de acolhimento a outros estados, no sentido de contribuir para uma sociedade mais justa. O juiz não pode estar restrito ao gabinete. É preciso que haja humanidade”, disse a vice-presidente de Integração.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior, elogiou a iniciativa da vice-presidente da AMB. “O projeto do juiz Marcos Franco Bacelar deve ser disseminado, para integrar crianças e adolescentes em situação de risco no ambiente social, trazê-los para a educação, para a vida”, afirmou o desembargador.

O autor do projeto agradeceu o reconhecimento da AMB. “Temos um trabalho semelhante à AMB em relação à promoção dos direitos e obrigações da criança e do adolescente, principalmente dentro do ambiente escolar”, disse o juiz, referindo-se à Cartilha Cidadania e Justiça na Escola, também lançada nesta quinta-feira, em Petrolina. “O Previne, para nós, representa a concretude do princípio constitucional da proteção das crianças e adolescentes”, destacou Marcos Franco Bacelar.

Também participaram da solenidade o diretor financeiro da Amepe, Neemias de Moura Tenório; o diretor financeiro adjunto da Amepe, José Claudionor da Silva Filho; o juiz José Carlos Rodrigues do Nascimento, titular da Vara da Infância e Juventude de Juazeiro (BA); a defensora pública Carolina Izidoro do Nascimento, de Petrolina; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Petrolina, Alexandre Jorge Torres Silva; e a representante da equipe de Direitos Humanos da Gerência Regional de Ensino (GRE) em Petrolina, Diana Batista, além de autoridades locais.

Previne

O projeto é uma parceria da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Polícia Militar (Patrulha Escolar), governo do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública.

Os parceiros irão capacitar estudantes de direito e de psicologia, para que possam, a partir de técnicas de solução amigável, promover a mediação de conflitos no ambiente escolar, por meio de comitês, com a participação de representantes das unidades de ensino, dos grêmios estudantis e dos pais.

O foco inicial são os alunos das 45 escolas da rede estadual, por serem as que concentram os alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental.

Málcia Afonso

AMB participa de solenidade em homenagem a Toffoli, no Espírito Santo

Saiba Mais

Diretor-presidente da ENM prestigia lançamento do projeto “Penas Inteligentes”

Saiba Mais

ENM conclui curso sobre Falência e Recuperação de Empresas no Ceará

Saiba Mais

Anteprojeto de lei e centros de excelência pautam primeira reunião da Enfam sob presidência do ministro Herman Benjamin

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU