Inscrições

Aspectos do Ativismo Judicial são debatidos em curso para magistrados no Piauí

Juízes e desembargadores finalizaram nesta sexta-feira (18) o curso “Ativismo Judicial: limites e possibilidades”, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Piauí (Esmepi), Escola Judiciária do TJPI (Ejud) e Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi). Com início no dia 17, a capacitação teve como coordenadores o diretor-adjunto da ENM, desembargador Celso Limongi, e o vice-diretor da Esmepi e presidente eleito da Amapi, Thiago Brandão.

Celso Limongi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, destacou a importância de os magistrados estarem em constante atualização de conhecimentos. “O juiz precisa dar uma interpretação suprindo as deficiências do Poder Legislativo, que muitas vezes deixa de fazer uma lei e foge de temas muito sensíveis ou polêmicos. Essas questões acabam chegando à mesa do magistrado, que tem de decidir, daí a importância do tema para a magistratura nacional”, explicou.

Para Thiago Brandão, que também fez a capacitação, é preciso buscar subsídios e informações que acrescentem na atuação dos juízes. “Com esse aperfeiçoamento, conseguimos entender melhor como funciona o ativismo judicial, os aspectos éticos e morais, enfim, tudo que nos ajude a prestar um serviço melhor à população”.

Capacitação

O curso foi ministrado pelo professor José Ricardo Cunha, doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e abordou noções essenciais para o entendimento dos fenômenos conhecidos como judicialização da política do ativismo judicial, partindo da compreensão de seu desenvolvimento histórico na Filosofia e na Sociologia do Direito contemporâneo.

Além de magistrados piauienses, o curso também teve como participantes juízes dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Goiás.

A solenidade de abertura foi comandada pelo Diretor da Esmepi, desembargador Edvaldo Moura. Durante os dois dias, o curso foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

Verônica Macedo   Fotos: Diego Rodrigues

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais

Prorrogadas as inscrições para Seminário sobre Direito Militar na Grécia

Saiba Mais

ENM promove curso sobre Sistema Concursal Brasileiro

Saiba Mais

AMB participa do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU