Inscrições

ENM realiza curso de Direito do Consumidor no Rio de Janeiro

De 17 a 19 de maio, a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, realizou o curso de Direito do Consumidor “Conflitos de Massa e Técnicas de Decisão”, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

O objetivo foi proporcionar plena capacitação para aplicação das normas derivadas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e para adoção de medidas que reduzam o denominado uso predatório do Judiciário.

De acordo com o coordenador do curso, Fábio Brito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), “esta foi uma grande oportunidade de intercâmbio entre 46 magistrados vindos de todos os cantos do País. Foi uma troca intensa de experiências positivas e de boas práticas entre os presentes, que ainda puderam levar novos conceitos sobre alterações legislativas que estão sendo tratadas. Então, nos antecipamos para adaptarmos a essas mudanças”.

Fábio Brito ainda ressaltou o sucesso que foi a parceria com a Emerj. “Eles foram extremamente profissionais e nos colocaram à disposição excelentes recursos. Espero que haja outras oportunidades de trabalharmos juntos”, disse.

Durante três dias, estiveram em debate temas derivados do Direito do Consumidor, como Banco de dados; Efetividade da jurisdição nas demandas de consumo; Superendividamento do consumidor; e Responsabilidade civil nas relações de consumo.

O juiz Hector Valverde, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), fez uma exposição dialogada sobre Responsabilidade civil nas relações de consumo, e percebeu uma alta capacitação dos juízes em relação ao tema. “Não houve uma exposição conceitual, porque isso eles já dominam. Passamos para um nível de debates e críticas à legislação, jurisprudência e doutrina. Foi muito produtivo, porque as várias opiniões expostas refletem aquilo que o Direito precisa, que é o aprimoramento dos argumentos”, explicou.

Curso na Itália tem inscrições prorrogadas e sorteio de ajudas de custo

Saiba Mais

Curso da ENM aborda Direito Penal e Processual em Vitória

Saiba Mais

Inscrições para o curso de Direito Penal e Processual Penal são prorrogadas

Saiba Mais

Livro reúne palestras do seminário "Superior Tribunal de Justiça e Corte de Cassação Francesa: A Arbitragem na Visão Comparada"

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU