Inscrições

Curso Jurisdição e Psicanálise proporciona novas reflexões aos magistrados

A ENM, da AMB, proporcionou aos magistrados filiados, nos últimos dois dias, o curso Jurisdição e Psicanálise. A iniciativa foi realizada na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e teve como objetivo debater o exercício da atividade jurisdicional sob a inflexão da psicanálise.

Presente no encerramento do evento, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, conversou com os participantes e ouviu sugestões para que a Escola Nacional da Magistratura possa oferecer programações cada vez mais relevantes. “Vamos ampliar o número de capacitações oferecidas aos nossos associados e investir em atividades, como esta, que são vitais para o constante aperfeiçoamento dos magistrados e uma melhor prestação jurisdicional”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente da ENM e coordenador da iniciativa, Marcelo Piragibe, “o curso foi excelente e atendeu a todos os propósitos de interlocução entre a psicanálise e o Direito. Para esta edição, adotamos uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, que certamente proporcionará maior fixação da matéria exposta”.

As aulas foram ministradas pela psicóloga, psicanalista, mediadora interdisciplinar, mestre e doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da capacitação, Giselle Groeninga. Ao tratar de temas como Interdisciplinaridade; O indivíduo; O indivíduo e sua relação com o meio; Os conflitos levados ao Poder Judiciário; e O juiz e a subjetividade, entre outros, a especialista buscou abordar casos que estivessem presentes no cotidiano dos magistrados.

Para a aluna do curso, a juíza do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), Luciane Puriasco Isquerdo, os assuntos explorados ampliaram seu conhecimento na área. “Fizemos uma reflexão importante sobre o papel do juiz a partir de conceitos básicos de psicanálise. A professora estendeu os temas iniciais para questões do cotidiano, como alienação parental, pedofilia e violência doméstica, por exemplo, na ótica da psicanálise. O conteúdo vai nos ajudar a ver os nosso casos e processos com outros olhos, que antes não víamos”.

ENM abre inscrições para o curso Ativismo Judicial

Saiba Mais

Inscrições para curso de Direitos Humanos podem ser feitas até 20 de julho

Saiba Mais

ENM sob nova gestão

Saiba Mais

ENM disponibiliza link para cadastro de docentes

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU