Inscrições

ENM oferece vagas para cursos realizados em maio

Seguindo a programação do guia de cursos do primeiro semestre de 2018, a Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, abre vagas para quatro cursos que serão realizados no mês de maio. Os prazos das inscrições, duração e limites de vagas estão de acordo com cada capacitação, e são gratuitas para magistrados associados à AMB.

Destaque para o curso EAD, que terá como tema: "Curso Improbidade Administrativa".  Os outros módulos disponíveis são: "Curso de Conciliação e Mediação para Magistrados", com aulas presenciais; "Direito e Arte: Iconografia da Justiça nos Museus do Mundo" e "Direito e Cinema".

Para o diretor-presidente da ENM/AMB, Marcelo Piragibe, “a ENM está oferecendo neste semestre cursos, além dos presenciais bem avaliados, como foi o de mediação e conciliação certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que tem nova formatação este ano, uma grade totalmente inovadora pela internet com diversos cursos de EAD, cinema e Justiça, iconografia da Justiça e pequenos episódios de reportagens sobre os museus e casas de memória dos tribunais do Brasil.  Praticamente em todas as semanas a ENM estará oferecendo alguma atividade para o juiz associado. Estamos trabalhando muito para que a plataforma que estamos implantando seja muito acessada”.

Confira os cursos:

“Curso Improbidade Administrativa”

Inscrições: 23 de abril

Carga Horária: 20 horas

Total de vagas: 40 vagas

Período: maio (dia a definir)

Objetivos: Apresentar ao magistrado as mais modernas questões envolvendo o sistema de improbidade administrativa, esclarecer os atos de improbidade, bem explicar as técnicas de decisão mais eficientes.

Organizadores: ENM/AMB

Coordenação: Desembargadora Cláudia Pires dos Santos Ferreira e o professor Walter Capanema

“Curso de Conciliação e Mediação para Magistrados"

Inscrições: 30 de abril

Carga Horária: 12 horas

Total de vagas: 50 vagas

Período: 17 e 18 de maio

Objetivos: Conscientização sobre a política pública de tratamento adequado de conflitos; trazer à reflexão o conflito e seus vários aspectos; informar sobre panorama nacional dos meios alternativos de solução de conflitos e principais métodos existentes; informar normatização sobre o tema; conhecer técnicas autocompositivas de solução de conflitos e sua aplicação prática.

Organizadores: ENM/AMB e Apamagis

Coordenação: Juíza Valéria Lagrasta

“Direito e Arte: Iconografia da Justiça nos Museus do Mundo”

Inscrições: 23 de abril

Carga Horária: 20 minutos

Total de vagas: Ilimitadas

Período: 11 de maio

Episódio 3, com o tema: Justiça na Modernidade e Renascimento

Sinopse: Giotto de Bondone, Alegoria da Justiça, 1305, Capela Scrovegni; Albrecht Dürer, Sol da Justiça, 1500, Galeria Josef Glimer; Raffaello Sanzio, As quatro virtudes cardeais, 1511, Stanza della Segnatura, Vaticano; Giorgio Vasari, Alegoria da Justiça, 1543, Museu de Capodimonte; Giuseppe Salviati, Justiça, 1559, Museu Nacional Gallery, Londres.

Objetivo: A análise destas relevantes imagens e iconografias da Justiça, na ênfase do contexto político e efervescência cultural típicas deste momento histórico.

Acesso pelo site: www.enm.org.br

Organizadores: ENM/AMB e Apamagis

Coordenação: Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães

“Direito e Cinema”

Inscrições: 23 de abril

Carga Horária: 20 minutos

Total de vagas: Ilimitadas

Período: 18 de maio

Objetivos: Debater com especialistas filmes relacionados ao Direito, nas suas mais diversas áreas, com foco na atuação do magistrado.

Objeto de Estudo: Kramer vs. Kramer é um drama acerca de uma disputa judicial pela guarda do filho, que põe em cheque a rigidez dos papéis de homem e mulher e, entre outros, mostra que nem sempre a decisão judicial prevalece.

Organizadores: ENM/AMB e Apamagis

Coordenação: Desembargador Caetano Levi Lopes

ENM conclui curso sobre Falência e Recuperação de Empresas no Ceará

Saiba Mais

Anteprojeto de lei e centros de excelência pautam primeira reunião da Enfam sob presidência do ministro Herman Benjamin

Saiba Mais

No Ceará, curso decorrente de parceria ESMEC/ENM aborda o tema “Falência e Recuperação de Empresas”

Saiba Mais

Diretor da ENM vai falar sobre Direito e Literatura em palestra na capital mineira

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU