Inscrições

ENM realiza curso no TRE-DF de aperfeiçoamento para magistrados em Direito Eleitoral

A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, realizou nos dias 19 e 20 de abril, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal, o curso de Aperfeiçoamento para Magistrados em Direito Eleitoral.

O curso, com carga horária de 20 horas aula, abordou os temas: Pressupostos Constitucionais do Direito Eleitoral, Condições de Elegibilidade e Causas de Inelegibilidade; Reforma Eleitoral, Arrecadação e Doações Irregulares; As Infrações Eleitorais e suas Consequências; Propagandas Partidária, Eleitoral e Institucional, e o Direito Penal Eleitoral.

O coordenador do curso, juiz Luiz Márcio Pereira, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), ministrou palestrou sobre “Propagandas Partidária, Eleitoral e Institucional”. Ele explicou que o objetivo é atualizar e auxiliar o magistrado com o enfoque prático a fim de que possa encarar o processo eleitoral com mais segurança. “A gente trouxe uma visão ampla e crítica das inovações que foram introduzidas nas reformas, e também uma visão prática da atuação do juiz, principalmente, de primeiro grau das eleições”, destacou.

O promotor de Justiça Edson de Resende Castro, de Minas Gerais, abordou em sua palestra o tema “Pressupostos Constitucionais do Direito Eleitoral, Condições de Elegibilidade e Causas de Inelegibilidade”. “O curso é importante para a preparação dos juízes para a eleição, na medida em que o conhecimento proporciona decisões mais rápidas e seguras. Abordei os alicerces constitucionais do direito eleitoral, como a garantia do direito ao voto livre e consciente e a igualdade de oportunidades entre os candidatos”, explicou.

A coordenadora da ENM e membro da secretaria Institucional da AMB Michelini Jatobá participou das atividades e destacou a importância dos assuntos abordados. “Excelente e proveitoso o curso de aperfeiçoamento em Direito Eleitoral, especialmente para o aprimoramento das ideais relativas a essa temática, sobretudo em razão das proximidades das Eleições de 2018 quando esses debates assumem grande relevância”, afirmou.

O desembargador e diretor da EJE, Carlos Divino Vieira, que participou do curso, destacou a importância da parceria da ENM/AMB. “A matéria é muito dinâmica, e o magistrado precisa estar em atualização constante para desempenhar bem o seu trabalho, porque para cada eleição tem uma legislação”, afirmou.

No final do curso, foi realizado uma avaliação final com procedimentos metodológicos aplicado pelo coordenador Luiz Márcio Pereira.

AMB conversa sobre 4º Congresso Nacional de Direito e Fraternidade com ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Saiba Mais

Esmec oferece curso de “Falência e recuperação de empresas” em parceria com ENM/AMB

Saiba Mais

ENM realiza reunião com membros das Comissões Temáticas

Saiba Mais

Secretário-geral da ENM preside audiência pública sobre transfusão de sangue no TJES

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU