Inscrições

ENM conclui curso de Cibercrimes em João Pessoa

A Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, em parceria com a Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB), realizou nos dias 26 e 27 de abril, o curso “Cyber Crimes – Investigação Digital Criminal e Provas”, que teve como palestrantes o advogado Walter Capanema e o perito da Polícia Federal, Gustavo Vilar. Sob a coordenação da juíza Micheline Jatobá, a capacitação tem o objetivo de apresentar aos magistrados os novos fatos jurídicos criminosos que ocorrem na internet, bem como as suas consequências.

Walter Capanema destacou a importância do conhecimento por parte do magistrado com crimes cibernéticos. “Procuramos realizar uma estratégia para apresentar ao magistrado o que é internet, quais são seus elementos, suas provas e o que podem ser colhidas. Fiz um panorama sobre os principais crimes que são praticados pela internet como a fraude bancária, pornografia infantil, crimes de ódio, preconceito e de vingança, invasão de dados, dentre outros”, afirmou.

A coordenadora da ENM Micheline Jatobá ressaltou que “os juízes tiveram a oportunidade de imergir em um tema de vanguarda, inserido na realidade do mundo conectado, e no desafio representado pelo combate às novas formas de criminalidade no ciberespaço, apresentando o conceito, por vezes, de difícil depreensão, de delitos cometidos em ambiente virtual”, afirmou.

Segundo Micheline Jatobá, a ENM e a AMB, em parceria com a ESMA-PB, ofereceu aos juízes uma boa introdução a conhecimentos específicos quanto ao "modus operandi" de cibercriminosos e técnicas de investigação mais avançadas. “Oferecemos uma nova visão sobre o tema da formação da prova em crimes informáticos”, destacou.

Cibercrime são crimes cibernéticos que envolve qualquer atividade ilícita dentro de uma rede virtual. Essas práticas envolvem invasões de sistema, roubo de dados pessoais, falsidade ideológica, acesso a informações confidenciais, dentre outros.

Participaram também da abertura o diretor da ESMA-PB,  Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e o coordenador José Ferreira Ramos Júnior.

Escola Nacional da Magistratura elabora plano de ação 2018-2019

Saiba Mais

Em São Paulo, magistrados participam de curso de Conciliação e Mediação da ENM

Saiba Mais

ENM sorteia cinco bolsas para seminário em Washington

Saiba Mais

Inscrições abertas para o Curso de Verão de Direito do Consumidor no Canadá

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU