Inscrições

Solenidade marca abertura do curso Sistema Concursal Brasileiro

A Escola Nacional da Magistratura, órgão da AMB, realizou, na noite desta quarta-feira (1), solenidade de abertura do curso Sistema Concursal Brasileiro, no auditório do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O curso, promovido pela ENM e o Instituto Recupera Brasil (IRB), com o apoio do STJ, vai abordar questões polêmicas e práticas positivas da Lei n. 11.101/2005 e também das bases econômicas e bem-sucedidas dos Institutos de recuperação judicial e da falência.

Em seu discurso, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, disse que se sentia honrado de participar da solenidade de abertura de mais um curso da ENM. Ele representou a presidente da Corte, ministra Laurita Vaz, no evento. O ministro destacou que a iniciativa da escola dá continuidade à necessária realização de cursos para aperfeiçoamento continuado dos magistrados brasileiros, em especial daqueles que atuam nessa área especializada do Direito.

A vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, representou o presidente da entidade, Jayme de Oliveira. Para ela, a iniciativa da ENM é importante nesse momento em que o país enfrenta uma séria crise econômica. A juíza chamou a atenção para a necessidade de análise e estudo de novos caminhos e medidas para enfretamento de questões empresariais.

O juiz Sérgio Ricardo de Souza, diretor-presidente da ENM, afirmou que o curso vai propiciar um espaço para troca de experiências e compartilhamento de práticas positivas entre os magistrados. Disse, ainda, que a inciativa vai servir para se ter conhecimento do que tem sido feito pela Magistratura nacional nessa área. Por fim, o juiz agradeceu o comparecimento de magistrados de todo país.

Já o presidente do Instituto Recupera Brasil (IRB), Luis Cláudio Montoro Mendes, coordenador acadêmico do curso, falou que os magistrados participantes vão multiplicar os conhecimentos em seus estados de atuação. Na avaliação dele, quanto mais o juiz estiver preparado, melhor poderá enfrentar processos que tratam de recuperações judiciais e de falências. Mendes classificou a parceria com a ENM de “momento especial”.  Fizeram parte da mesa da solenidade também os ministros do STJ João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão e Paulo de Tarso Sanseverino, que é o coordenador científico do curso.

O curso Sistema Concursal Brasileiro será realizado nos dias 2 e 3 de agosto, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Os juízes Anselmo Laghi Laranja e Ângelo Bianco Vettorazzi são os coordenadores metodológicos. A coordenação executiva está a cargo do juiz Sérgio Ricardo de Souza, diretor-presidente da ENM, e do desembargador Samuel Meira Brasil, secretário-geral da ENM.

Clique aqui para ver a programação do curso.

AMB participa de solenidade em homenagem a Toffoli, no Espírito Santo

Saiba Mais

Diretor-presidente da ENM prestigia lançamento do projeto “Penas Inteligentes”

Saiba Mais

ENM conclui curso sobre Falência e Recuperação de Empresas no Ceará

Saiba Mais

Anteprojeto de lei e centros de excelência pautam primeira reunião da Enfam sob presidência do ministro Herman Benjamin

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU