Inscrições

Escola Nacional da Magistratura define programação de curso em San Diego

O Curso de Direito Comparado Brasil-EUA, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, teve sua programação definida em reunião ocorrida nesta quarta-feira (23), na sede da ENM, em Brasília (DF). O evento será realizado de 17 a 19 de abril, na California Western School of Law, em San Diego (Estados Unidos). As inscrições estão abertas até o dia 5 de fevereiro, pelo site da Escola, e são oferecidas 50 vagas.

Para o debate, o diretor-presidente da ENM e coordenador do curso, Sérgio Ricardo de Souza, recebeu os juízes Daniel Carnio Costa, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e também coordenador; e Alexandre Chini, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), um dos debatedores brasileiros.

“Estamos com perspectivas extremamente positivas, já que os professores brasileiros e americanos são todos magistrados, e isso facilitará o diálogo sobre o Direito Comparado, que é o nosso objetivo principal”, explica Sérgio Ricardo de Souza. De acordo com ele, serão abordados temas como combate à violência doméstica, recuperação de empresas e juizados especiais. “Ao final, haverá um módulo sobre os direitos, prerrogativas e deveres dos juízes americanos, para compararmos a carreira no Brasil e nos Estados Unidos”, adianta.

Daniel Carnio Costa é professor convidado da California Western School of Law há cinco anos e, por conta disso, fez a aproximação entre a instituição e a ENM. “Com esse treinamento, nosso foco é proporcionar aos alunos uma visão, de fato, do Direito Comparado, onde sejam apontadas as diferenças e semelhanças entre cada realidade, além de abordar questões importantes como a manifestação de juízes em redes sociais e a experiência americana no uso nessa questão, por exemplo. Espero que seja o primeiro curso de uma série, e que seja uma longa parceria”, explica um dos coordenadores.

Para Alexandre Chini, “será muito importante essa troca de experiências sobre aspectos que interessam a toda a carreira. No curso, tratarei do tema Juizados Especiais Cíveis e estou certo de que será uma oportunidade para discussões muito importantes para os magistrados brasileiros, especialmente, ao agregarem a experiência norte-americana”, revela o professor.  Além das aulas, a ENM programou um dia de visita técnica a tribunais locais.

Inscrições

O pagamento da taxa de inscrição (US$ 500) deverá ser efetuado até o dia 22 de fevereiro de 2019 (leia abaixo). Além desse valor, as demais despesas de transporte aéreo, hospedagem e alimentação, devem ser assumidas pelo magistrado associado, por seu tribunal ou associação. A carga horária é de 16 horas-aula.

Roteiro para efetuar o pagamento da taxa de inscrição: Preencher a ficha (clique aqui) no site da ENM/AMB; enviar para o e-mail cmcewen@cwsl.edu a ficha de inscrição preenchida e solicitando invoice para pagamento; a CWSL enviará a invoice pelo Paypal que poderá ser paga por cartão de crédito por meio do PayPal ou Wiretransfer.

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais

Prorrogadas as inscrições para Seminário sobre Direito Militar na Grécia

Saiba Mais

ENM promove curso sobre Sistema Concursal Brasileiro

Saiba Mais

AMB participa do III Encontro da Rede Nacional de Cooperação Judiciária

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU