Inscrições

Magistrados brasileiros concluem curso nos Estados Unidos

Um grupo de magistrados concluiu no mês de março o curso “Introdução ao Sistema Legal Norte-Americano”, na faculdade de direito da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, Estados Unidos. A capacitação foi promovida pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, em parceria com a instituição.

Foram duas semanas de intensas atividades em que os juízes brasileiros puderam conhecer mais profundamente o Direito americano, além de órgãos judiciais, governamentais e escritórios de advocacia.

“A estrutura colocada à disposição dos magistrados foi a melhor possível. Os colegas puderam assistir a aulas de vários temas do direito americano, o que possibilitou uma visão geral de do ensino jurídico nas faculdades nos Estados Unidos”, contou o juiz maranhense Holídice Cantanhede Barros.

Os professores ministraram aulas sobre direito constitucional, o júri nos Estados Unidos, o papel do juiz, direito público, prática em direito privado, resolução alternativa de litígios, direitos humanos, direito penal, processo penal, a Suprema Corte dos Estados Unidos, responsabilidade civil e direito contratual. Além das aulas, os magistrados viajaram até a cidade de Springfield e conheceram a Suprema Corte, o Capitólio de Illinois e o Museu Lincoln. Os associados ainda participaram de um evento com a juíza da Suprema Corte Americana Sonia Sotomayor, que estava na cidade para participar da tradicional “Moot Court Competition” (competição de julgamentos simulados). No último dia do curso, houve uma visita à Corte do Condado de Cook, em Chicago, uma das maiores dos Estados Unidos.

“O curso superou em muito as expectativas de oferecer aos magistrados associados à AMB a melhor experiência possível na Universidade de Illinois. Esta é a avaliação de todos que participaram do curso”, afirmou Barros.

Confirmado o resultado positivo da experiência, a Universidade de Illinois decidiu conceder uma bolsa parcial a até quatro magistrados brasileiros por ano, indicados pela AMB, para cursarem o mestrado na faculdade de Direito. Para mais informações, entre em contato com a ENM.

Inscrições abertas: AMB promove Seminário sobre Direitos Humanos e Fraternidade

Saiba Mais

Curso na Universidade Sapienza, na Itália é considerado um marco para a ENM

Saiba Mais

ENM conclui curso de Capacitação em Poder Judiciário no Rio de Janeiro

Saiba Mais

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU