Inscrições

AMB faz segundo lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola em Porto Velho

"Queremos que vocês sejam formadores de opinião e multiplicadores de conhecimento sobre os direitos e deveres de todo cidadão", disse a coordenadora da cartilha Cidadania e Justiça na Escola da AMB/Escola Nacional da Magistratura (ENM), Nartir Weber, no lançamento da revista, nesta sexta-feira (15), em Porto Velho. Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Castelo Branco tiveram a oportunidade de conhecer o conteúdo da revista que aborda temas como bullying, Lei Maria da Penha, guarda compartilhada, meio ambiente, entre outros.

Nartir Weber, vice-presidente de Integração da AMB, também apresentou os dois personagens protagonistas da cartilha: o Brasilzinho e a deusa Têmis menina – que representa a Justiça. Os estudantes ainda assistiram a uma peça de teatro que  destacou alguns assuntos da revista, como  a questão de gênero e cidadania.

Parceiro do projeto, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), Francisco Borges, disse  que o balanço foi produtivo. "Conseguimos  envolver quase 500 alunos  nos dois dias. Isso demonstra que o projeto foi bem recebido pelas escolas. É importante levar aos alunos lições de cidadania e como funciona o Poder Judiciário", frisou.

Aluna  de escola pública, a juíza Euma Torinho falou sobre a importância da dedicação aos estudos. "Os professores fizeram diferença na minha vida. O caminho do estudo é árduo, mas não é impossível. Espero que vocês aproveitem bastante todo o conteúdo da cartilha", disse. "Esse projeto da AMB vem engrandecer a escola com orientações jurídicas.  Vamos tratar os temas e trabalhar todo o material", elogiou o diretor da escola, Jeferson Sales.

A publicação da AMB, em formato de gibi,   foi criada em 1992 e tem o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o Poder Judiciário, direitos e deveres dos cidadãos. Participaram também do lançamento o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Isaías Fonseca, os magistrados Silvana Freitas, Dalmo Bezerra e Adolfo Naujorks, e o representante da Secretaria de Educação Francisco Silveira.

O próximo lançamento da revista será realizado em Juazeiro (BA), no dia 13 de maio. O local e o horário ainda não foram definidos.

Renata Brandão

Inscrições abertas: AMB promove Seminário sobre Direitos Humanos e Fraternidade

Saiba Mais

Curso na Universidade Sapienza, na Itália é considerado um marco para a ENM

Saiba Mais

ENM conclui curso de Capacitação em Poder Judiciário no Rio de Janeiro

Saiba Mais

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU