Inscrições

Curso sobre Tratados Internacionais ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro

Foi definida em reunião, em Brasília, a programação do curso Tratados Internacionais, uma parceira da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, com o Instituto Rio Branco (IRB), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A capacitação ocorrerá em uma nova data, nos dias 20 e 21 de outubro, e é dirigida aos magistrados associados à AMB.

A assessora especial da ENM e coordenadora do curso, Mônica De Lucca, destacou o ineditismo da parceira e explicou que o objetivo é estimular o uso, pelos juízes de Direito, dos Tratados Internacionais ratificados pelo Brasil. “É importante destacar o uso dos tratados como premissa decisória e elemento de fundamentação da atividade jurisdicional”, pontuou.

Na pauta da capacitação estarão temas como Noções Gerais dos Tratados e sua Internacionalização, Convenção de Viena, Cortes Internacionais, Tramitação dos Atos Internacionais, Responsabilidade Internacional, Jurisdição Universal, entre outros. Serão oferecidas 50 vagas para magistrados e as despesas de deslocamento e hospedagem ficarão a cargo do participante ou dos respectivos tribunais, escolas ou associações. As inscrições terminam no dia 27 de setembro.

Também participaram da reunião que definiu a programação do curso, o diretor-geral interino do IRB, ministro Sérgio Barreiros de Santana; o coordenador-geral, conselheiro Marco César Moura Daniel; o assistente da direção geral, secretário Ricardo Kato de Campos Mendes; o consultor jurídico, professor George Rodrigo Bandeira Galindo; o secretário do MRE, Marcos Maurício Toba; e o chefe da Divisão de Atos Internacionais do MRE, conselheiro Antônio Carlos Antunes Santos.

Sobre o Instituto Rio Branco:

O Instituto Rio Branco é referência internacional como academia diplomática. Além de realizar a seleção e formação de diplomatas, a instituição é responsável por cursos de aperfeiçoamento e de altos estudos obrigatórios para diplomatas que desejam ascensão na carreira.

Confira a programação completa

 Dia 20 de outubro

Manhã

  1. Introdução ao Direito Internacional: aspectos selecionados (2h/a)
  2. Noções gerais sobre Tratados (2h/a)

Tarde

  1. Tramitação de atos internacionais (2h/a)
  2. Cortes internacionais e solução pacífica de controvérsias (2h/a)

 Dia 21 de outubro

Manhã

  1. Estado e jurisdição internacional (2h/a)
  2. Responsabilidade internacional (2h/a)

Tarde

  1. Mecanismos de proteção de direitos humanos (2h/a)
  2. Cooperação jurídica internacional (2h/a)

Faça a sua inscrição no site  www.enm.org.br.

Inscrições abertas: AMB promove Seminário sobre Direitos Humanos e Fraternidade

Saiba Mais

Curso na Universidade Sapienza, na Itália é considerado um marco para a ENM

Saiba Mais

ENM conclui curso de Capacitação em Poder Judiciário no Rio de Janeiro

Saiba Mais

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU