Inscrições

AMB conversa sobre 4º Congresso Nacional de Direito e Fraternidade com ministro Reynaldo Soares da Fonseca

A presidente em exercício da AMB, Renata Gil, e o juiz Sérgio Ricardo de Souza, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM) da entidade, fizeram uma visita institucional ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (17). Eles conversaram sobre o 4º Congresso Nacional de Direito e Fraternidade e o 1º Congresso do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) que serão realizados nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na sede do STJ, em Brasília.

A AMB, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), entre outras entidades, estão apoiado o evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de outubro no site https://direitoefraternidade.com.br/. O ministro Reynaldo Soares da Fonseca e o procurador Carlos Augusto Alcântara Machado, do Ministério Público de Sergipe, são os responsáveis pela coordenação científica.

Fazendo referência ao tema deste ano do congresso – “O Resgate do Princípio da Fraternidade no Sistema de Justiça” -, o ministro destacou que o Brasil precisa de Sistema de Justiça eficiente e rápido, que acompanhe as transformações sociais, mas que, ao mesmo tempo, garanta os direitos humanos fundamentais, propiciando a abertura para uma sociedade fraterna.

“Precisamos resgatar os conceitos e ideais da mediação, da conciliação e da Justiça Restaurativa. Portanto, a participação da AMB nesse evento é de fundamental importância para que possamos discutir juntos o resgate da mediação como técnica fundamental para solução de conflitos e a utilização da Justiça Restaurativa”, explicou. O ministro lembra que o princípio da Fraternidade é citado na Constituição de 1988.

Para Renata Gil, o evento é uma grande oportunidade de o Judiciário se aproximar da sociedade, além da possibilidade de divulgação de trabalhos que já têm sido realizados envolvendo a temática. A presidente interina da AMB também ressalta a importância das entidades educacionais da área jurídica adotarem os conceitos em torno do Princípio da Fraternidade.

“A ENM, na qualidade de braço acadêmico da AMB, apoia e ressalta a importância do 4º Congresso Nacional de Direito e Fraternidade, porque nele serão abordados temas extremamente pertinentes com o momento de extremismos pelo qual passa a sociedade brasileira. Tratar de temas relacionados com o papel pacificador do Direito é realmente muito oportuno”, avaliou Sérgio Ricardo de Souza.

O evento contará com palestras de grandes juristas, dentre eles os ministros Ayres Britto, Edson Fachin, do STF, e o próprio ministro Reynaldo Soares da Fonseca. No dia 8 de novembro, será realizado um coquetel de lançamento de livros sobre o tema no Espaço Cultural STJ, das 18h30 às 21h. Interessados em lançar seus livros sobre o Princípio da Fraternidade no evento têm até o dia 26 deste mês para submeter as obras à organização do congresso.

Inscrições abertas: AMB promove Seminário sobre Direitos Humanos e Fraternidade

Saiba Mais

Curso na Universidade Sapienza, na Itália é considerado um marco para a ENM

Saiba Mais

ENM conclui curso de Capacitação em Poder Judiciário no Rio de Janeiro

Saiba Mais

ENM conclui curso de Gestão Judicial em Brasília

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU