Inscrições

Magistrados simulam entrevista durante Media Training da ENM

O segundo dia do curso de Media Training promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM/AMB), nesta sexta-feira (9), na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), foi voltado para as atividades práticas. Os cerca de 40 magistrados participaram de simulação de entrevistas, dividiram-se em grupos para decidir como atuariam em possíveis casos de gerenciamento de crise, entre outras ações.

Para o diretor-presidente da Escola, Sérgio Ricardo de Souza, “graças ao efetivo apoio da presidência da AMB e ao excelente trabalho da colega Michelini [coordenadora da iniciativa], a capacitação integrada à grade de cursos da ENM deste ano foi um sucesso de público e de qualidade. É importante a sua manutenção permanente, pela sua relevância em relação ao preparo científico do magistrado, para se comunicar com a sociedade e com a imprensa”.

Por sua vez, a coordenadora da ENM e do Media Training, Michelini Jatobá, informou que “o projeto atendeu ao objetivo de capacitar os juízes para uma comunicação proativa em contextos midiáticos. No geral, o curso foi bem avaliado pelos participantes e a temática despertou o interesse de todos”.

Avaliação

Entre os participantes, foi consenso a necessidade da iniciativa e a qualidade dos profissionais envolvidos, como afirmou Fabrício Castagna Lunardi, coordenador-geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT (Esma-DF). “A qualidade dos professores e a programação proporcionaram que todos os magistrados aprendessem e refletissem muito sobre como aprimorar a sua comunicação com a imprensa. Nós, magistrados, trabalhamos muito, buscamos sempre nos qualificar, e isso tem muito impacto positivo na sociedade. Mas, geralmente, não é esta a imagem que a sociedade tem de nós. Por isso, precisamos nos comunicar melhor com a imprensa e a sociedade. O curso supre essa nossa carência e surpreendeu muito positivamente todos os participantes. Parabéns à ENM/AMB e a todos que participaram da organização.”

Os presidentes das associações regionais Danniel Bomfim e Eduardo Siravegna, que são da Associação dos Magistrados do Estado do Acre (Asmac) e da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), respectivamente, também estiveram presentes ao treinamento e o elogiaram.

“O curso possibilita um melhor relacionamento com a imprensa e capacita o magistrado para que as manifestações sejam colocadas de forma mais assertiva, melhora a imagem da instituição [Poder Judiciário] e possibilita que estejamos preparados, inclusive, para enfrentar alguns momentos de crises institucionais”, considerou Danniel Bomfim, frisando que o curso foi de excelente qualidade, alto nível técnico e com a metodologia aplicada ativa da Enfam.

Eduardo Siravegna pontuou que acha “digno de aplauso a iniciativa da AMB de promover esse curso anualmente e possibilitar que os magistrados do Brasil inteiro participem e recebam essa capacitação. A nossa sociedade exige a comunicação do Poder Judiciário com a sociedade, e o juiz não é preparado para esse tipo de situação. Como foi bem colocado durante o curso, quando uma pessoa não está preparada em momentos de crise, ela comete erros que podem afetar tanto a imagem dela como do próprio Judiciário”.

Leia matéria relacionada: ENM inicia curso de Media Training com duração de dois dias

Magistrados debatem recuperação judicial em curso da ENM

Saiba Mais

Seminário da AMB discutirá a fraternidade e a sua aplicação no âmbito da Justiça

Saiba Mais

ENM promoverá curso de Depoimento Especial no Espírito Santo

Saiba Mais

Magistrados simulam entrevista durante Media Training da ENM

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU