Inscrições

Magistrados simulam entrevista durante Media Training da ENM

O segundo dia do curso de Media Training promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM/AMB), nesta sexta-feira (9), na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), foi voltado para as atividades práticas. Os cerca de 40 magistrados participaram de simulação de entrevistas, dividiram-se em grupos para decidir como atuariam em possíveis casos de gerenciamento de crise, entre outras ações.

Para o diretor-presidente da Escola, Sérgio Ricardo de Souza, “graças ao efetivo apoio da presidência da AMB e ao excelente trabalho da colega Michelini [coordenadora da iniciativa], a capacitação integrada à grade de cursos da ENM deste ano foi um sucesso de público e de qualidade. É importante a sua manutenção permanente, pela sua relevância em relação ao preparo científico do magistrado, para se comunicar com a sociedade e com a imprensa”.

Por sua vez, a coordenadora da ENM e do Media Training, Michelini Jatobá, informou que “o projeto atendeu ao objetivo de capacitar os juízes para uma comunicação proativa em contextos midiáticos. No geral, o curso foi bem avaliado pelos participantes e a temática despertou o interesse de todos”.

Avaliação

Entre os participantes, foi consenso a necessidade da iniciativa e a qualidade dos profissionais envolvidos, como afirmou Fabrício Castagna Lunardi, coordenador-geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT (Esma-DF). “A qualidade dos professores e a programação proporcionaram que todos os magistrados aprendessem e refletissem muito sobre como aprimorar a sua comunicação com a imprensa. Nós, magistrados, trabalhamos muito, buscamos sempre nos qualificar, e isso tem muito impacto positivo na sociedade. Mas, geralmente, não é esta a imagem que a sociedade tem de nós. Por isso, precisamos nos comunicar melhor com a imprensa e a sociedade. O curso supre essa nossa carência e surpreendeu muito positivamente todos os participantes. Parabéns à ENM/AMB e a todos que participaram da organização.”

Os presidentes das associações regionais Danniel Bomfim e Eduardo Siravegna, que são da Associação dos Magistrados do Estado do Acre (Asmac) e da Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), respectivamente, também estiveram presentes ao treinamento e o elogiaram.

“O curso possibilita um melhor relacionamento com a imprensa e capacita o magistrado para que as manifestações sejam colocadas de forma mais assertiva, melhora a imagem da instituição [Poder Judiciário] e possibilita que estejamos preparados, inclusive, para enfrentar alguns momentos de crises institucionais”, considerou Danniel Bomfim, frisando que o curso foi de excelente qualidade, alto nível técnico e com a metodologia aplicada ativa da Enfam.

Eduardo Siravegna pontuou que acha “digno de aplauso a iniciativa da AMB de promover esse curso anualmente e possibilitar que os magistrados do Brasil inteiro participem e recebam essa capacitação. A nossa sociedade exige a comunicação do Poder Judiciário com a sociedade, e o juiz não é preparado para esse tipo de situação. Como foi bem colocado durante o curso, quando uma pessoa não está preparada em momentos de crise, ela comete erros que podem afetar tanto a imagem dela como do próprio Judiciário”.

Leia matéria relacionada: ENM inicia curso de Media Training com duração de dois dias

ENM sorteia ajudas de custo para o 2° Seminário Jurídico de Seguros

Saiba Mais

I Fórum Nacional da Magistratura e os Desafios na Justiça conta com apoio da ENM

Saiba Mais

ENM conclui curso Estatuto da Pessoa com Deficiência

Saiba Mais

Prorrogado sorteio das ajudas de custo para o 2º Seminário Jurídico de Seguro

Saiba Mais
Escola Nacional da Magistratura © 2018 | Todos Direitos Reservados
MENU